Notícias

  • Noticias da Ordem dos Advogados

    António Santos Alves na Presidência do Agrupamento de Delegações de Santiago do Cacém da OA  ...

  • PDR 2020

    Plano de Abertura de Candidaturas

  • IFRRU 2020

    IFRRU 2020 já está disponivel desde o inicio de novembro

  • Governo quer revogar 2300 leis que estão obsoletas

    O Governo vai revogar cerca de 2300 leis que estão obsoletas. Estão já em processo legislativo dois diplomas para s...

Governo quer revogar 2300 leis que estão obsoletas

O Governo vai revogar cerca de 2300 leis que estão obsoletas. Estão já em processo legislativo dois diplomas para sistematizar a revogação de leis aprovadas entre 1975 e 1980 e que permanecem no sistema jurídico português, apesar de terem caído em desuso, avançou ao PÚBLICO o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), Tiago Antunes. 

O anúncio desta medida será feito hoje na cerimónia pública de balanço da actividade legislativa em 2017, na qual estará também presente a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. 

O levantamento da legislação obsoleta tem sido feito por uma equipa de juristas da PCM, agora integrados no Centro de Competências Jurídicas do Governo, o Jurisapp. Há um ano estavam já detectadas cerca de 1500 leis referentes ao período entre 1975 e 1978. 

O abate de leis caídas em desuso faz parte do programa "melhoria da qualidade legislativa", explicou ao PÚBLICO Tiago Antunes. Este programa concretiza-se também através da orientação de "legislar menos", uma preocupação que foi introduzida em Portugal pelo actual Governo, seguindo as práticas da União Europeia. 

Fonte: PUBLICO 30 de Janeiro de 2018